Informativos ERGO – Novembro/Dezembro 2020

Download Informativo ERGO

O cenário da Ergonomia no Brasil está passando por uma mudança muito importante e positiva: a modernização da Norma Regulamentadora 17. E uma das principais alterações propostas é a inclusão da Ergonomia no contexto do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), da nova NR-1. Com isso, a atuação do profissional de Ergonomia mudará consideravelmente.

Esse é o tema do nosso último Informativo Ergo do ano. Abordamos as principais mudanças na NR-17, destacando a integração com o PGR, a inclusão da investigação de condições ergonômicas na origem de acidentes, as novas medidas de correção para fatores de organização do trabalho e o surgimento de uma nova demanda: a Análise Ergonômica Preliminar (AEP). 

Com a nova AEP, a típica AET (Análise Ergonômica do Trabalho) ficará reservada apenas a algumas situações específicas. Mas como determinar qual análise deve ser realizada? Nesse Informativo apresentamos também um novo checklist que irá lhe ajudar a determinar se um posto de trabalho precisa de uma AET completa ou não.

× Como posso te ajudar?