Cadernos Ergo – Volume 03

Classificação: Cadernos ERGO
Editora: Ergo Editora
Páginas: 118 páginas
Formato: 16x23cm
Ano de publicação: 2007
Edição: 

CADERNOS ERGO
vol 03

Dificilmente um fato de governo teve um impacto tão grande na prática da Medicina do Trabalho quanto o Nexo Técnico Epidemiológico da Previdência Social! Poderíamos até mesmo dizer que a Medicina do Trabalho será outra, terá outra forma e outras práticas, após esse instrumento.

Ao estabelecer um nexo presumido entre uma série de doenças e atividades econômicas, o NTEP passou a ter uma conseqüência imediata: a mudança do ônus da prova, em que agora as empresas têm que provar não ser uma determinada patologia ocasionada pelo trabalho, isso em toda e qualquer perícia previdenciária após 15 dias de afastamento, quando houver um nexo presumido com o trabalho.

Com isso, o médico do trabalho passa a ter um papel imediato no gerenciamento de absenteísmo, caso a caso, procurando saber por que o trabalhador se afastou, em que circunstâncias, a fim de aceitar ou tentar negar o nexo presumido com o trabalho. Estar bem informado e bem orientado é fundamental nesses tempos atuais.

Publicado em junho de 2007, o Caderno é atualíssimo e apresenta três artigos imprescindíveis para o médico do trabalho:

Tem o Nexo Técnico Epidemiológico algum valor científico? Uma Análise Crítica do Nexo Presumido de Doenças por Atividade Econômica 
Autor: Dr. Hudson de Araújo Couto

Por meio de uma análise minuciosa de exemplos das listas de CID’s por CNAE-classe publicadas no Decreto 6042 (fevereiro de 2007), e o que se espera de um estudo científico, é feita uma crítica do Nexo Técnico Presumido CID x CNAE. Trata-se de um artigo importantíssimo para todo médico do trabalho, no sentido de se ter um juízo crítico quando às bases científicas desse instrumento novo, que tanto impacto está causando na prática do controle de absenteísmo e, ao final, da própria prática da Medicina do Trabalho.

É possível fazer um Nexo Técnico Epidemiológico de forma científica?
Autor: Dr. Willes de Oliveira e Souza

A crítica iniciada no artigo anterior é complementada sob a luz dos conhecimentos de Epidemiologia, com sugestões de como o NTEP pode ser melhorado, à luz da Ciência.

Fluxograma de Condutas Médico-Administrativas de Perícias Previdenciárias Considerando o NTEP
Autores: Dr. Hudson de Araújo Couto e Dr. Willes de Oliveira e Souza

Dada a necessidade do enfrentamento do problema NTEP e de todas as suas conseqüências, é fundamental haver uma integração do SESMT com as áreas de Recursos Humanos e Jurídica. O objetivo é se preparar para que, nas perícias previdenciárias, não sejam cometidas injustiças e que doenças não relacionadas com o trabalho não sejam imputadas à atividade ocupacional. Os autores apresentam um modelo de atuação prático, facilmente adaptável à realidade de cada empresa.

Saúde Mental no Trabalho – Um Modelo e Formas de Pesquisa
Autor: Dr. Hudson de Araújo Couto

O trabalho pode ocasionar transtorno mental? Nesse modelo, o autor sustenta que seis dimensões do trabalho podem provocar tanto o adoecimento, quanto contribuir para a saúde mental, dependendo da realidade de cada empresa: (1) a qualidade da gestão, (2) a realidade psicossocial do trabalho, (3) o estresse, (4) as características intrínsecas da tarefa, (5) o quadro de valores e (6) o modelo de organização do trabalho. Há também um roteiro de entrevista semi-estruturada que permite ao psicólogo verificar o grau de adaptação mental do trabalhador à tarefa, à área em que trabalha e à empresa.

Preço: R$ 50,00 + Frete (Clique aqui)

precisa de ajuda?

Tem alguma dúvida ou gostaria de falar com nossa equipe?
Envie uma mensagem agora mesmo

O curso de ganhos financeiros é excelente, pela objetividade que tratou o assunto, a entrega de material eletrônico sem reservas e a didática nas explicações. Vivenciamos 70% de prática o que nos proporcionou aprender aplicando as informações nas planilhas e tirar dúvidas a tempo e hora. Definitivamente recomendo e senti que agregou muito na atuação junto aos meus clientes.

Hozana Zapata Ramirez
Fisioterapeuta do trabalho e ergonomista - SP
Cadastre-se

Fique por dentro das novidades da ERGO.
Cadastre-se e receba conteúdo sobre a área
de Ergonomia.

Gostaria de Falar com a nossa equipe?