Webinários Ergo

Entre os dias 26/03 e 03/04, Hudson Couto e Dennis Couto realizaram a série de webinários ao vivo, com o tema: Ergonomia 4.0: pontos fundamentais que você precisa conhecer.

As 4 fases da Ergonomia e do mundo do trabalho: Da Ergonomia 1.0 à Ergonomia 4.0

Webinário inaugural da série, aborda a história do trabalho como fio condutor do livro Ergonomia 4.0, e também como as tecnologias 4.0 impactarão a Ergonomia e os trabalhadores.

Levantamento manual de cargas complexas e o Método LiFTT

Nesse webinário, o engenheiro de segurança Dennis Couto apresenta o método LiFTT, uma ferramenta ergonômica gratuita, criada pela Universidade de Auburn, que pode ser utilizada em situações de levantamento manual de cargas complexas, em que a análise por meio de outras ferramentas se torna mais difícil.

Fundamentos de Ergonomia Cognitiva

Um dos temas mais pedidos pela audiência e que mais geram dúvidas: afinal o que é Ergonomia Cognitiva, e por que é importante criar condições adequadas para que o trabalhador não erre?​​​​

Os Fatores Psicossociais na Abordagem da Ergonomia

Como podemos abordar temas sensíveis como stress, Burnout e depressão sob a ótica da Ergonomia? Nesse webinário foram apresentados métodos quantitativos e estratégias para avaliação de situações de sobrecarga mental sobre trabalhadores, e iremos discutir como a Ergonomia pode contribuir para transformar um trabalho que causa adoecimento em um trabalho que contribui para a saúde das pessoas.

Acidentes do Trabalho: Como a Ergonomia pode ajudar a preveni-los/
​​​​​​​ Ergonomia na Organização do Trabalho

Um webinário que contou com dois temas: no primeiro, Dennis Couto falou a respeito da porcentagem de acidentes do trabalho causados por más condições de ergonomia e quais seriam as formas de prevenir esses acidentes nas empresas. No segundo, foram apresentados os fatores de organização do trabalho que podem impactar as pessoas a ponto de gerar dificuldades ergonômicas ou mesmo acometimentos à saúde, como identificá-los e solucioná-los.

Análise Ergonômica: como definir se há risco ergonômico?

O que determina que uma determinada exigência do trabalho, em certas circunstâncias, traz risco para o trabalhador e, em outras circunstâncias, não traz? Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é um trabalho de risco, quem pode determinar se há risco ergonômico, e quais as ferramentas adequadas para as diversas situações. Nesse webinário, foi dada grande ênfase à base científica da avaliação de risco por fator ergonômico, detalhando a utilização de ferramentas quantitativas, como a dinamometria, as Tabelas da Liberty Mutual e também a eletromiografia de superfície.

O novo GRO, a revisão da NR-17 e o PGR da Ergonomia: um modelo

Esse é o tema mais atual de todos: com as recentes mudanças das NR’s e a criação do GRO (Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais), como as empresas deverão gerenciar as questões ergonômicas? Iremos responder a essa questão com um exemplo de nossa própria vivência, em uma empresa que, há alguns anos, já vem adotando nosso modelo de Sistema Integrado de Gestão da Ergonomia. Os resultados são excepcionais.



2 Comentários

  • Andre Luiz Mendes Trautvein

    Ótimos webinários, muito cosntrutivos e explicativos. Agradeço pela oportunidade.

  • Parabenizo a equipe por terem a iniciativa de passar tanto conhecimento relevante para todos nós.
    Sendo o Dr. Hudson Couto uma referência em ergonomia no país é extremamente proveitoso todo conteúdo que foi abordado.
    A objetividade e peso das informações foram sensacionais.
    Sucesso Sempre!!!!

Deixe uma resposta